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Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025
Conhecimento nas Alturas: Desvendando os Velames Reserva

Segurança

Conhecimento nas Alturas: Desvendando os Velames Reserva

Descubra a verdade sobre a vida útil dos seus equipamentos.

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VELAMES RESERVA, ENTENDA MAIS SOBRE SUA VIDA ÚTIL.

 

Muitos atletas ainda têm dúvidas, sobre a vida útil dos reservas no Brasil. Uma boa parte, por não conhecer a norma da CBPq/CEM e acreditam que a vida útil seja de 20 anos, quando, na realidade é de 30 anos!

O CEM (Comitê de Equipamentos e Manutenções), que é ligado diretamente a CBPq (Confederação Brasileira de Paraquedismo), anos atrás implantou um método para limitar a vida útil dos velames reservas no mercado do paraquedismo civil brasileiro e também padronizou o procedimento de teste de tensão nos reservas. Desta forma, ficou determinado que qualquer vela - me reserva que tenha completado 20 anos ou mais, deve passar por um teste de tensão, conduzido por um profissional homologado e autorizado pelo CEM/CBPq para tal procedimento. O teste deve ser realizado a cada 2 anos (ou seja, a validade de cada teste é de 2 anos). A vida útil do reserva, no Brasil ficou determinada que é de 30 anos. Ou seja, ao atingir essa idade, o mesmo deve ser descartado e substituído por um reserva novo ou que esteja dentro do prazo de validade, dentro da vida útil determinada pelo CEM.

Em resumo, quando o reserva atinge 20 anos de vida deve passar pelo teste de tensão. A vida útil, no Brasil é de 30 anos. Vale ressaltar que a vida útil dos reservas é uma norma que varia de país para país, inclusive nos Estados Unidos, onde são fabricados a maioria destes reservas, não existe vida útil determinada. O mercado militar também tem suas próprias regras e em muitos países, a vida útil não apenas dos reservas, mas de qualquer parte do equipamento (velame principal, containers e DAA) é de 10 anos. Ou seja, quando atinge esse tempo de vida, o material é descartado (baixado).

Para o teste de tensão nos reservas, é necessário que o técnico responsável tenha o conhecimento sobre o procedimento e as ferramentas adequadas para tal. São necessários alicates de pressão especiais, além de uma balança. Após o teste, o técnico deve anotar no reserva e na caderneta de dobragem do equipamento que passou pelo teste.

Como sei se o reserva está seguro e dentro dos parâmetros exigidos? Qual a carga que o nylon deve aguentar? Ou qual o força que o reserva deve resistir durante o teste? O padrão é que os reservas do fabricante PD (Performance Designs) devem receber 30 lbs (pounds) de carga, que é o recomendado pelo próprio fabricante, inclusive a PD re - quer que seja feito um teste de tensão uma vez ao ano após o velame tenha atingido 20 anos. Já os demais reservas são testados com 40 lbs (18 Kg), que é o recomendado pela P.I.A. (Parachute Industries Association). O teste é realizado apenas no nylon do velame. Não são testadas as linhas de suspensão nem de freios.

Os reservas da PD (Performance De - signs) têm uma etiqueta onde é feito um traço cada vez que é dobrado (redobrado) e um X quando o reserva é dobrado após acionamento. O fabricante recomenda que o reserva seja retornado à fábrica após preencher todos os quadrinhos (40 redobragens) ou caso tenha sido acionado 25 vezes. A PD faz um conjunto de testes que envolve tensão e porosidade, além de trocar o conjunto de linhas e a célula central. Finalizado os procedimentos, é então instalada uma nova etiqueta ao lado da original, onde pode determinar mais 5 dobragens ou outra etiqueta onde o reserva está apto para mais 40 dobragens ou 25 acionamentos, assim como a original.

Reservas que não possuem este tipo de etiqueta, caso seja necessário enviar de volta para o fabricante para aplicar procedimentos de testes semelhantes, devem entrar em contato com o fabricante do seu reserva para receber orientações.

No Brasil, a CBPq/CEM autoriza alguns técnicos para realizar os testes de tensão em reservas. Para informações, entre em contato com a CBPq/CEM, que indicará um técnico mais próximo de você.

Por ANTONIO DE LAURENTIZ JUNIOR FAA/MASTER PARACHUTE RIGGER – USA

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