Integra Paraquedismo

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025
Rumo ao Céu: A Primeira Experiência de David no Paraquedismo

Brasil e Mundo

Rumo ao Céu: A Primeira Experiência de David no Paraquedismo

Entre saltos duplos, novos aprendizados e desafios no curso AFF, David compartilha o início de sua jornada e a emoção de se lançar aos céus

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

CONTE COMO FOI SEU INÍCIO

Nome: Meu nome é David Fernando de Souza Miranda, tenho 33 anos e moro em Limeira-SP.
Apelido: Por enquanto, sem apelido kkkkkk. Sou novo na área.
Salta desde: Salto desde julho de 2024  fiz seis saltos até agora.
Área preferida: Minha área preferida é Piracicaba; por enquanto, só saltei aqui, e, mesmo podendo saltar em outros lugares em breve, Pira será sempre um lugar especial, afinal, é o início da minha trajetória nesse esporte.

Integra: Seu primeiro salto foi duplo? Conte sobre (por que, como, onde, quando)

David Fernando: Meu primeiro salto foi duplo. Sempre tive o desejo de realizar essa “loucura” e poder sentir a sensação de como é se jogar de um avião. Então, finalmente, neste ano, decidi colocar esse desejo em prática. Pesquisei para decidir onde iria saltar; inicialmente, pensava em Boituva, pois desconhecia outra área mais próxima de Limeira. Além disso, obviamente, Boituva tem toda a fama conquistada ao longo dos anos quando se fala em paraquedismo.

Integra: Como você soube que queria ser paraquedista?

David Fernando: Durante a pesquisa sobre o salto, conheci a Brasil Paraquedismo, e tive duas boas surpresas: ficava a apenas 40 minutos de casa e tinha uma bela estrutura, com profissionais excelentes no que fazem. Decidi, em julho, ir até Piracicaba para realizar o salto. Fui muito bem recebido; o instrutor do Tandem foi o Fernando Matão, com sua “incrível” caminhada de quinze dias no paraquedismo (ironia dele, claro, hahahahahaha). A Nat (dispensa apresentações) também saltou, gravando muitas imagens desse momento que nunca vou esquecer. Foi um salto surreal: desde o voo no recém-chegado Beech 99, a subida até 14.000 pés, a sensação da porta aberta, o vento da queda livre, o tranco na abertura do paraquedas, a navegação com o Matão adicionando emoção nos comandos kkkkkkkkk, até o pouso. Sem dúvida, uma experiência única que recomendo a todos. Sobre o medo, a resposta é a mesma: "vai com medo mesmo."

Integra: Onde foi seu curso de primeiro salto? Como você foi parar lá?

David Fernando: Inicialmente, não planejava me tornar paraquedista, mas sempre admirei a prática desse esporte, pela adrenalina, as paisagens e, claro, a sensação de voar. Durante a pesquisa sobre o salto duplo, comecei a ver vídeos sobre o curso AFF, que é a porta de entrada no esporte. Enquanto agendava meu salto, fui tirando dúvidas sobre o curso e, na mesma semana do salto Tandem, fiz o curso teórico e logo me joguei do avião, agora com um paraquedas nas costas e pensando: "Meu Deus, estou me jogando de um avião" kkkkkkk. Não tenho conhecidos no esporte, mas, com pouco tempo na área, estou conhecendo o pessoal, desde o staff da escola até os alunos. Galera gente boa demais.

Integra: Quem foram seus instrutores?

David Fernando: Estou no nível 3 do AFF na Brasil Paraquedismo. A escola conta com vários instrutores muito experientes. Até aqui, tive instrução com Danilo, Kevin, Julia, Nat e Eric.

Integra: Como foi o seu curso?

David Fernando: O curso está sendo muito bom, desafiador sim, mas, como mencionei, só quem voa sabe a sensação de estar lá em cima. Como todo esporte, traz desafios e dificuldades, e neste não é diferente. Minha maior dificuldade neste início está sendo controlar a adrenalina e me manter “calmo” para realizar os exercícios em queda livre, mas sigo em frente. Com paciência e perseverança, podemos realizar tudo que quisermos nesse mundão.

Integra: Deixe uma dica para um iniciante no esporte!

David Fernando: Ainda tenho muito, muito, muito o que aprender dentro do paraquedismo. Então, vou deixar uma mensagem, em vez de uma dica: “Não deixe o medo roubar a vida que você deseja viver.”

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )