Neto Lins é conhecido como Netão,
e apesar de pouco tempo de esporte, já tem um Recorde Mundial de Formação Vertical de Wingsuit. Com 515
saltos de wingsuit e 12 horas de treino em túnel, sua modalidade favorita é justamente Wingsuit Dynamic e formação. Por isso, ele veio contar um pouco como são os treinos por lá.
O Indoor Wingsuit Stockholm fica em Estocolmo, Suécia. O valor aproximado fica em R$ 5.690 por hora, com
instrutor incluso. Ele pessoalmente recomendada toda a equipe do túnel como instrutores, e acredita que são altamente qualificados. " Para quem prefere instrução em português, o Jack e a Ritinha estão lá para oferecer suporte e treinamento."
A primeira experiência do Neto no túnel de wingsuit foi em agosto de 2023, quando voou por 4 horas.
Ele acredita que o túnel é uma excelente ferramenta para aprimorar habilidades de forma eficiente. “Se a pessoa tem interesse em aprimorar e refinar sua técnica de voo dinâmico, vale a pena. Por outro lado, na minha opinião, é dinheiro jogado fora se você não alinhar com um consistente treinamento no céu com instrutores capacitados ao seu nível de voo. Para mim, o maior benefício tem sido o desenvolvimento da consciência corporal e situacional no voo de wingsuit.”
Para ele, o maior desafio tem sido a resiliência. “Muitos acham que é só entrar no túnel, voar poucas horas e já sair voando super bem, mas não é bem assim. Aprender algo do zero exige persistência e paciência, como em qualquer outra modalidade de esporte e o outro desafio importante é o custo elevado das horas e a distância do túnel, já que são poucos no mundo e ficam longe Brasil.
O Neto vê seu treino em túnel como consistente e previsível, independente das condições climáticas.
Ele entende que isso acelera o aprendizado e permite focar em detalhes técnicos de forma muito precisa. “É inegável que o túnel te possibilita refinar sua técnica de maneira muito progressiva devido a forma como você aprende a voar no túnel, é um voo super técnico, além disso, a diferença pro céu é a quantidade bem superior de repetições que você pode fazer na mesma entrada. Na minha opinião, deve haver um intercâmbio saudável entre as 3 modalidades de voo de wingsuit, avião, túnel e base (pra quem faz wingsuit base).”
Sobre a segurança no túnel, usa-se capacetes com certificação de impacto e protetores cervicais. Além
disso, o chão e as laterais são acolchoados, o que reduz os riscos. Até agora, ele nunca teve nenhum problema sério, apenas os incidentes normais: uma batida na lateral, ficar grudado na tela traseira, mas nada grave.
Já acerca de sua paixão, para ele o mais incrível foi poder assistir de perto atletas de altíssimo nível treinando. “Eu passo muito tempo observando, tentando absorver o máximo de conhecimento possível. Minha principal dica para quem quer treinar no túnel é: tenha uma rotina de saltos e defina uma quantia mínima por mês.
A constância aliada a bons treinadores faz toda diferença no início.”
Comentários: