Integra Paraquedismo

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Fabão Samartin: Da Emoção do Primeiro Salto ao Wingsuit

Brasil e Mundo

Fabão Samartin: Da Emoção do Primeiro Salto ao Wingsuit

De um salto duplo em Nova York à formação de atleta de wingsuit, Fabão compartilha sua jornada no paraquedismo, destacando desafios, conquistas e dicas para iniciantes no esporte.

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

CONTE COMO FOI SEU INÍCIO
Nome: Fábio Samartin Fernandes
Apelido: Fabão
Salta desde: 16/06/2023
Quantidade de saltos: 950
Área preferida: Praia do Forte/BA

Integra: Seu primeiro salto foi duplo? Conte sobre (por que, como, onde, quando)

Fábio Samartin: Meu primeiro salto foi um duplo em Nova York, no dia 16/06/2013, na área de salto The Ranch, no aniversário do meu irmão Felipe. Fomos comemorar o aniversário dele nas alturas e nós dois fizemos o salto duplo. Nossa mãe ficou no solo rezando para que tudo corresse bem.

Integra: Como você soube que queria ser paraquedista?

Fábio Samartin: No mesmo dia, 16/06/2013, quando o instrutor pousou o paraquedas e o câmera man veio fazer a entrevista final, eu percebi que queria saltar sozinho.

Integra: Onde foi seu curso de primeiro salto? Como você foi parar lá?
Quem foram seus instrutores?

Fábio Samartin: Meu curso AFF foi na Skydive Itaparica com Júlio Marques e Pássaro. Escolhi essa DZ por ser a mais próxima de casa, e, graças a Deus, tive os melhores instrutores que poderia ter.

Integra: Como foi o seu curso?

Fábio Samartin: Achei meu curso um pouco demorado, devido à minha falta de habilidade para voar e também por ser uma área pequena, sem tantas decolagens para acelerar o curso, como em Boituva. Mas não desisti e hoje vivo feliz no paraquedismo.

Integra: Qual você acha que foi a sua maior dificuldade no início?

Fábio Samartin: Minha maior dificuldade era selar. Fiz alguns saltos a mais para me formar paraquedista... rsrsrs.

Integra: E como foi a sua progressão até ser atleta? Treinou com alguém?

Fábio Samartin: Devido à falta de profissionais e aviões na Bahia, só comecei a treinar mesmo após os 100 saltos. Fazia muitos saltos solo para completar decolagens no Cessninha... não recomendo a ninguém. Sugiro fazer o BBF e sempre saltar com um coach. Nas primeiras idas a Boituva, via no embarque vídeos da galera da Fly Brothers voando de wingsuit e achava incrível. Me imaginava conhecendo a turma e hoje faço parte do time.

Integra: Hoje, onde você salta mais? E qual modalidade você mais gosta de voar?

Fábio Samartin: Hoje salto em vários locais do Brasil como piloto Tandem, e minha modalidade preferida é o wingsuit. Adoro fazer salto duplo e levar a emoção de voar para meus passageiros.

Integra: Deixe uma dica para um iniciante no esporte!

Fábio Samartin: Minha dica para quem quer começar no paraquedismo é fazer o curso AFF em uma escola que preze pela segurança, que tenha bons profissionais, e sempre saltar com um coach. O iniciante deve sempre querer aprender mais, fazendo curso de navegação e pouso, fazer BBF, aprendendo com os mais experientes.

Comentários:

/Dê sua opinião

Qual o seu nível de satisfação em relação ao serviço público prestado?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Integra Paraquedismo no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )