Integra Paraquedismo

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025
Fabão Samartin: Da Emoção do Primeiro Salto ao Wingsuit

Brasil e Mundo

Fabão Samartin: Da Emoção do Primeiro Salto ao Wingsuit

De um salto duplo em Nova York à formação de atleta de wingsuit, Fabão compartilha sua jornada no paraquedismo, destacando desafios, conquistas e dicas para iniciantes no esporte.

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

CONTE COMO FOI SEU INÍCIO
Nome: Fábio Samartin Fernandes
Apelido: Fabão
Salta desde: 16/06/2023
Quantidade de saltos: 950
Área preferida: Praia do Forte/BA

Integra: Seu primeiro salto foi duplo? Conte sobre (por que, como, onde, quando)

Fábio Samartin: Meu primeiro salto foi um duplo em Nova York, no dia 16/06/2013, na área de salto The Ranch, no aniversário do meu irmão Felipe. Fomos comemorar o aniversário dele nas alturas e nós dois fizemos o salto duplo. Nossa mãe ficou no solo rezando para que tudo corresse bem.

Integra: Como você soube que queria ser paraquedista?

Fábio Samartin: No mesmo dia, 16/06/2013, quando o instrutor pousou o paraquedas e o câmera man veio fazer a entrevista final, eu percebi que queria saltar sozinho.

Integra: Onde foi seu curso de primeiro salto? Como você foi parar lá?
Quem foram seus instrutores?

Fábio Samartin: Meu curso AFF foi na Skydive Itaparica com Júlio Marques e Pássaro. Escolhi essa DZ por ser a mais próxima de casa, e, graças a Deus, tive os melhores instrutores que poderia ter.

Integra: Como foi o seu curso?

Fábio Samartin: Achei meu curso um pouco demorado, devido à minha falta de habilidade para voar e também por ser uma área pequena, sem tantas decolagens para acelerar o curso, como em Boituva. Mas não desisti e hoje vivo feliz no paraquedismo.

Integra: Qual você acha que foi a sua maior dificuldade no início?

Fábio Samartin: Minha maior dificuldade era selar. Fiz alguns saltos a mais para me formar paraquedista... rsrsrs.

Integra: E como foi a sua progressão até ser atleta? Treinou com alguém?

Fábio Samartin: Devido à falta de profissionais e aviões na Bahia, só comecei a treinar mesmo após os 100 saltos. Fazia muitos saltos solo para completar decolagens no Cessninha... não recomendo a ninguém. Sugiro fazer o BBF e sempre saltar com um coach. Nas primeiras idas a Boituva, via no embarque vídeos da galera da Fly Brothers voando de wingsuit e achava incrível. Me imaginava conhecendo a turma e hoje faço parte do time.

Integra: Hoje, onde você salta mais? E qual modalidade você mais gosta de voar?

Fábio Samartin: Hoje salto em vários locais do Brasil como piloto Tandem, e minha modalidade preferida é o wingsuit. Adoro fazer salto duplo e levar a emoção de voar para meus passageiros.

Integra: Deixe uma dica para um iniciante no esporte!

Fábio Samartin: Minha dica para quem quer começar no paraquedismo é fazer o curso AFF em uma escola que preze pela segurança, que tenha bons profissionais, e sempre saltar com um coach. O iniciante deve sempre querer aprender mais, fazendo curso de navegação e pouso, fazer BBF, aprendendo com os mais experientes.

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )