Integra Paraquedismo

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Rene Simenauer: O legado de um Paraquedista de Raiz

Brasil e Mundo

Rene Simenauer: O legado de um Paraquedista de Raiz

Como a Paixão Pelo Céu Transformou um Filho de Paraquedistas em um Atleta de Alta Performance

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

CONTE COMO FOI SEU INÍCIO
Nome: Rene Simenauer
Apelido: Edyy
Salta desde: 1994
Quantidade de saltos: 7.000
Área preferida: Boituva

Seu primeiro salto foi duplo? Conte sobre (por que, como, onde, quando)
Meu primeiro salto não foi duplo, foi de Static Line (ASL), famoso salto de fita, em 1994, em Boituva!

Como você soube que queria ser paraquedista?
Filho de pai e mãe paraquedistas, meu destino já estava traçado.

Onde foi seu curso de primeiro salto? Como você foi parar lá? Quem foram seus instrutores? Como foi o seu curso?
Como frequentava o CNP desde criança, eu e mais três amigos, também filhos de paraquedistas, ganhamos o curso do Alemão (Ulisses), que cedeu as vagas, e do Gaúcho (Aedo Sória), que ministrou a instrução do ASL. Meu primeiro salto foi do lendário "DQX", um Cessna 190 com motor radial.

Qual você acha que foi a sua maior dificuldade no início? E como foi a sua progressão até ser atleta? Treinou com alguém?
Após os saltos de ASL, não dei continuidade no esporte e só voltei a saltar em 2000, quando o Thiago Muradas, que fez o ASL comigo em 94, me chamou para saltar em Piracicaba, na Azul do Céu. Ele havia se tornado Jump Master e me deu o curso AFF, junto com outro amigo (também filho de paraquedista e piloto), Rodrigo Costa, o Costinha. Nesse ano, Thiago, Costinha, Beluga e Kid foram campeões brasileiros de TR com o time Canibais JR (homenagem ao time de paraquedismo dos nossos pais: Os Canibais). Detalhe: o piloto do Cessna que lançava em Piracicaba era o Moyses Albertini (o Moysa) e o dobrador da área era o China (da Rigging Express). Desde então, não parei mais, saltando bastante em Piracicaba, Campinas (na época da Azul do Vento e do SkyVan) e em Boituva (a origem).

Hoje, onde você salta mais? E qual modalidade você mais gosta de voar?
Hoje salto em Boituva, sou FreeFlyer e adoro pousos de alta performance.

Deixe uma dica para um iniciante no esporte!
Apesar de saltarmos com amigos, o paraquedismo é um esporte individual. Cada um tem uma velocidade e um tempo de desenvolvimento.
Foco, determinação e curiosidade foram aspectos fundamentais no meu desenvolvimento.
Sempre tenha muita preocupação com a segurança, ela pode salvar a sua vida.

Comentários:

/Dê sua opinião

Qual o seu nível de satisfação em relação ao serviço público prestado?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Integra Paraquedismo no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )