Integra Paraquedismo

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Gleison Lobato: A Trajetória de um Apaixonado pelo Wingsuit

Brasil e Mundo

Gleison Lobato: A Trajetória de um Apaixonado pelo Wingsuit

Do Primeiro Salto em Conselheiro Lafaiete ao Domínio dos Céus no Maranhão: A História Inspiradora de Gleissinho

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nome: Gleison Lobato

Apelido: Gleissinho

Salta desde: 2010

Quantidade de saltos: 1073

Área preferida: Lençóis Maranhenese/MA

 

Integra: Seu primeiro salto foi duplo? Conte sobre (por que, como, onde, quando)

Gleison: Não. Meu primeiro salto foi no curso ASL em 2010.

Integra: Como você soube que queria ser paraquedista?

Gleison: Quando eu era criança, minha professora saltava de paraquedas e eu disse à ela que também queria saltar, porém eu não tinha idade à época. Quase vinte anos depois, nos encontramos e então marcamos de fazer o curso.

Integra: Onde foi seu curso de primeiro salto? Como você foi parar lá? Quem foram seus instrutores?

Gleison: Meu primeiro salto foi em Conselheiro Lafaiete/MG. Minha mentora foi a Jomar, mas outros instrutores também ajudaram na minha formação, são eles: Alair "Lalá", Ricardo Baeta, André Funghi, Sérgio "Zuza" e Vinicius "Buraco".

Integra: Como foi o seu curso?

Gleison: Fiz o curso ASL. Fiz três saltos na fita, sendo um falso punho. Depois fiz um salto a 6mil ft, um a 8mil ft, um a 10mil ft e um a 12mil ft e então fui considerado "formado" hehe.

Integra: Qual você acha que foi a sua maior dificuldade no início?

Gleison: Como o paraquedismo é um esporte caro, eu só conseguia fazer um salto por mês e olhe lá hehe. A distância da área de salto também foi um fator dificultador.

Integra: E como foi a sua progressão? Treinou com alguém? 

Gleison: Após o ASL, senti a necessidade de fazer BBF, então fiz uns saltos com o Marcelo Saraiva. Depois fiz uns saltos Freefly com o Kauê Parra. Alguns anos depois, fiz curso de navegação de velames com o Kalay, curso de Skysurf com o Thiago Miniti, curso de wingsuit com o Léo Orsini, curso TBBF com o Levi Sarubo, curso de Instrutor AFF com Babu e Marcelo Longo, curso de Mestre de saltos ASL com o Luiz Cláudio "Dim" e Tandem Pilot também com o "Dim".

Integra: Hoje, onde você salta mais? E qual modalidade você mais gosta de voar?

Gleison: Tenho saltado com frequência no quintal de casa (Serra do Cipó/MG) e a minha modalidade preferida é o wingsuit.

Integra: Deixe uma dica para um iniciante no esporte!

Gleison: Nunca pule etapas. Faça sempre uma progressão segura.

Bons saltos e pousos suaves.

Comentários:

/Dê sua opinião

Qual o seu nível de satisfação em relação ao serviço público prestado?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Integra Paraquedismo no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )